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10 passos para emagrecer comendo!

Para você entender os “10 passos para emagrecer comendo” você vai precisar fazer 2 coisas simples.

1 – Ler o post passado “Como COMER sem ENGORDAR?

2 – Entender um pouco como tudo isso funciona.

Para começar vou começar explicando a diferença entre Ingestão de Digestão…

Ingestão vs Digestão

criança emagrecerCom as mudanças dos hábitos alimentares e uma população mais “Fitness” é comum encontrarmos pessoas preocupadas com a qualidade da sua INGESTÃO, em comer pouca gordura, privilegiar os vegetais e outros cuidados. Mas são poucas pessoas dão a devida atenção à importância da DIGESTÃO.

Sem uma boa digestão, não adianta fazer uma SUPER alimentação balanceada com frutas e verduras, que o seu organismo vai querer mais e mais, e independente da qualidade da comida você vai consumir níveis acima dos ideais de cada elemento da sua dieta.

A primeira etapa da Digestão é exatamente o assunto que vamos falar. A Mastigação!


As Funções da Mastigação

As funções da mastigação são divididas em basicamente duas partes.

Função Química

A mastigação é importante quimicamente porque representa o início da digestão das proteínas e dos carboidratos, e tem uma função diferente para cada uma dessas categorias de alimentos.

A importância da Saliva para a digestão dos Carboidratos.

Na saliva encontramos uma enzima chamada amilase, que inicia a digestão do amido já na boca. O amido é um carboidrato muito comumente encontrado em pães e massas. Ou seja, quanto mais tempo um alimento desse tipo fica na boca, mais adiantada está a digestão quando ele chega ao estômago.

Função Físicacomer emagrecer

A mastigação é importante fisicamente porque, independente do alimento, a mastigação ajuda no processo diminuição do tamanho das partículas de alimento aumentando a superfície de contato do alimento para os sucos digestivos agirem. Mastigar mais reduz os alimentos a pedaços menores, transformando a digestão em um processo muito mais saudável e efetivo.

A importância da Mastigação para a digestão das Proteínas.

Por outro lado, a saliva não atua quimicamente sobre as proteínas – presentes principalmente nas carnes e outros alimentos de origem animal, como ovos. Nesse caso, a importância da mastigação é triturar bem a comida. Quanto menores forem os pedaços que chegam ao estômago, mais fácil será a digestão.

Vale salientar que Gorduras e Açúcares por terem moléculas lipossolúveis e menores respectivamente, são absorvidas mais facilmente pelo organismo do que proteinas e outros nutrientes mais importantes.

O que acontece se minha mastigação for rápida?

Uma mastigação rápida é quase sempre insuficiente e por isso não tritura os alimentos para facilitar a digestão. Por conta disso vai existir uma sobrecarrega os órgãos da digestão, resultando em problemas como azia, refluxo, sonolência após refeição e entre outros.

Além disso, numa mastigação rápida o indivíduo come uma quantidade acima do normal porque para o cérebro receber a informação da saciedade demora em torno de 20minutos depois que o alimento chega no estômago.

Um vídeo abaixo que explica isso melhor:

Existem vários mecanismos de saciedade os mais importantes são receptores de dilatação no estômago, e outro no cérebro que avalia a quantidade de glicose que tem no sangue.

Porém, temos um mecanismo de saciedade da própria mastigação. Existem receptores nos nossos próprios dentes, ou seja, só o fato de mastigar aumenta o processo de saciedade durante a fase de mastigação.

Então se você mastiga muito você come menos.

Esse outro vídeo explica esses receptores nos dentes:

Como é feita uma mastigação ideal?

O ideal é mastigar com os dois lados da boca, usando todos os dentes, o que pode ser feito de forma simultânea ou alternada. Isso garante a saúde da língua, dos dentes e dos músculos da face.


Caso você não queira se preocupar com perdas dentais que interfiram na sua mastigação…

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Caso você já tenha perdido algum dente…

Aprenda o que é preciso fazer para recuperar sua mastigação ideal no nosso Post sobre Implantes.

Post – Perdi Meus Dentes e Agora?


Digestão perfeita, nutrição perfeita. 

Concluímos que mastigar os alimentos corretamente é fundamental para uma nutrição ideal pois a mastigação facilita no processo de digestão e que por consequência vamos absorver os nutrientes necessários com menos alimento ingerido.

Resumindo:

Só fato de que mastigar mais, o seu organismo vai absorver melhor os nutrientes mais importantes de cada porção e por conta dessa vantagem, iremos diminuir a quantidade de ingestão total de alimentos causando um emagrecimento saudável mesmo comendo as mesmas coisas que você comia.


10 Dicas da Odontoface para emagrecer comendo de tudo.

  1. Não encha a boca de comida e coloque na boca pequenas porções.
  2. Mastigue lentamente e várias vezes antes de engolir. O ideal é contar 20 “mastigadas” por porção.
  3. Descanse os talheres enquanto mastiga, assim você evita colocar mais alimento enquanto estiver com a boca ainda cheia e ainda te ajuda a sentir mais o gosto dos alimentos.
  4. Aprecie o sabor da comida! Sinta o gosto e a textura dos alimentos em cada mastigada.
  5. Misture alimentos moles com alimentos mais fibrosos. Com isso você terá naturalmente que mastigar mais vezes para engolir  totalmente a porção e facilitará a educação da sua mastigação.
  6. Separe tempo para fazer suas refeições e não coma em frente à TV.
  7. No começo, para mastigar bem e mais lentamente é preciso se concentrar na refeição, não mastigue no automático.
  8. Coma pouco várias vezes. Comer e em pequenas quantidades faz o seu organismo descansar entre os “turnos de trabalho de digestão”.
  9. Qualidade é importante. Comer muitos alimentos gordurosos faz com que seu organismo se acostume com absorção de gorduras, produzindo mais enzimas para tal tarefa, fazendo com que seja o FOCO na absorção desse nutriente. A mesma coisa com os açucares.
  10. Não fique por muito tempo sem comer. Seu corpo não é burro. Se você fica sem se alimentar por muito tempo ele vai se desesperar para ESTOCAR energia e vai focar em absorção de elementos de fácil transformação em energia como Gorduras e Carboidratos.

E então? Gostou da postagem? Tem alguma dúvida?

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