Ligue para nós!

(81) 3223-1197

Estamos Aberto de:

Seg - Sex: 8:00 A.M - 7:00 PM

Marque Sua Consulta!

Seu Sorriso a um Clique de Distância!

Ortodontia e Ortopedia

Qual é o valor de um tratamento ortodôntico?

A ortodontia é a especialidade da odontologia voltada para a correção dos dentes e dos ossos do maxilar e da mandíbula, deixando-os nas posições adequadas. Trata-se de uma área cujos objetivos são alinhar dentes desalinhados ou tortos, melhorar a funções como a mastigação e a fala. Mas não é só isso, a ortodontia também promove o bem estar e autoestima do paciente – pois acaba tendo um importante papel na estética, já que dentes mal posicionados prejudicam a aparência. Essas correções geralmente são realizadas através do uso de um aparelho ortodôntico.

No entanto, uma dúvida entre muitas pessoas é quanto ao custo de um tratamento ortodôntico. Na verdade, ele é bastante variável, já que inclui consultas e exames iniciais, a colocação do aparelho, grau de complexidade do caso a ser tratado, exames extras necessários, estrutura e localização do consultório odontológico, formação e currículo do profissional que irá atendê-lo e, obviamente, o tipo de aparelho que o paciente precisa.

 

Tipos de aparelho ortodôntico

  • Aparelho ortodôntico fixo metálico: Provavelmente o mais comum, puxa os dentes tortos e desalinhados em direção à posição correta. Pode parecer doloroso, mas hoje já são muito mais confortáveis e anatômicos, adequando-se à dentição dos pacientes com o intuito de gerar o menor incômodo possível.
  • Aparelho ortodôntico fixo estético: Há ainda os aparelhos ortodôntico fixos estéticos que, em vez de material metálico, possuem os bráquetes feitos de policarbonato, porcelana e outros materiais mais discretos. Normalmente, os resultados são muito eficazes e precisos, contudo, esse tipo de aparelho exige maior cuidado quanto a quebra e consumo de corantes.
  • Aparelho ortodôntico móvel: o mais indicado para crianças com menos de 12 anos e também como contenção para pacientes que já retiraram o fixo. O aparelho de contenção tem como função manter o alinhamento dos dentes e deixá-los na posição correta. O maior cuidado a ser observado com o uso do aparelho móvel é a frequência de uso, já que deixar de utilizá-lo regularmente pode prejudicar de maneira significativa os resultados do tratamento. Neste tipo também incluímos os alinhadores, que são aparelhos móveis feitos de um material termoplástico e transparente, bastante estético e com funções diferentes do aparelho móvel normal.
  • Aparelho ortodôntico lingual: este tipo de aparelho ortodôntico é utilizado em casos mais simples e cujo tratamento exige curta duração, embora sua função seja a mesma do fixo. Nele, os bráquetes são colocados na parte interna dos dentes e acabam ficando em contato com a língua. O modelo é muito valorizado sob o ponto de vista estético, já que fica praticamente invisível. Também é indicado para atletas, dançarinos e praticantes de esportes radicais, pois um golpe ou impacto na região da boca pode fazer com que o modelo tradicional corte os lábios, o que não acontece com o aparelho ortodôntico lingual.
  • Aparelhos ortodônticos acessórios: são aparelhos usados antes ou simultaneamente ao aparelho ortodôntico fixo. Podem ter várias funções e ter vários formatos, mas o objetivo deles é basicamente de aparelho auxiliar. Entre esses aparelhos está o expansor palatino, que tem como função aumentar a largura do palato (popularmente conhecido como “céu da boca”) para corrigir problemas como mordidas cruzadas – quando o arco dos dentes superiores é muito estreito em comparação ao inferior. Ele também busca ganhar espaço para os dentes anteriores, evitando eles fiquem muito juntos e acabem entortando.

Lembre-se: apenas um ortodontista pode indicar o aparelho ortodôntico ideal para cada paciente após exames minuciosos o que inclui em muitos casos, a realização de uma radiografia. A quantidade de exames necessários varia de acordo com o grau de complexidade de cada caso e também é um dos fatores que pode interferir no custo da colocação. Vale ressaltar que ainda há o custo com a manutenção, realizada periodicamente junto ao seu ortodontista.

Para ter dentes bonitos, saudáveis e fortes, é indispensável cuidar da higiene bucal, prestar atenção às dicas do profissional e visitar o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses para realizar uma limpeza e fazer um check-up.

Gostou de conhecer os tipos de aparelho ortodôntico? Então continue acompanhando nossas postagens para saber mais sobre os cuidados com os dentes, tratamentos e recomendações. Até a próxima!

Conheça a Orthoplus

Aparelhos Estéticos
Braquetes de cerâmica ou de safira deixam o seu tratamento muito mais discreto.
Saiba mais
Alinhadores
Aparelhos transparentes e móveis, indicados para casos mais simples, como os de recidiva de tratamento.
Saiba mais

Torne real o sorriso dos seus sonhos!

Ligue e agende sua consulta hoje mesmo!