Check Up

O Check Up consiste em uma consulta de avaliação de doenças bucais feita por um profissional dentista. A consulta serve para identificar doenças que possam eventualmente aparecer e tratá-las com antecedência, de modo que elas não avancem e não gerem maiores dores de cabeça para o paciente.

O Check Up deve ser feito semestralmente.

Você já deve ter ouvido falar que devemos visitar o dentista de seis em seis meses, certo? Por que isso é necessário? Seis meses é um período em que, caso surja alguma doença bucal, a maioria delas estará em seu estado inicial. Portanto, se o dentista identificar a doença antes de seis meses, ela pode ser contida antes de gerar um grande mal.

Algumas pessoas precisam visitar o dentista até em menos tempo. São aquelas que já apresentam uma doença e precisam de um controle mais específico

Mas, afinal, que doenças podemos identificar no Check Up semestral?

As doenças bucais mais conhecidas são a cárie e o tártaro. Tais doenças, quando identificadas logo, podem ser contidas sem maiores prejuízos. A cárie será removida e o dente reconstituído com materiais restauradores. E o tártaro será removido e será feito um alisamento da estrutura dental em que ele estava aderido.

A cárie, quando não é identificada com antecedência, vai destruindo a estrutura dentária até chegar à polpa (parte viva do dente), provocando dor intensa – a conhecida dor de dente – e podendo levar bactérias para a corrente sanguínea. Neste caso, será necessário fazer um tratamento de canal e, às vezes, também será preciso fazer uma coroa para reconstruir a estrutura e a função do dente.

O tártaro, por sua vez, quando mantido por tempo demais aderido ao dente, causa inflamação gengival e sangramento. Ele também pode causar inflamação nos ligamentos, estruturas de sustentação do dente. Dessa maneira, haverá uma inflamação no local e reabsorção do ligamento e do osso, levando à mobilidade dentária e, às vezes, perda de dentes. Deverá, então, ser feito um tratamento periodontal com raspagens (limpeza) periódicas e enxaguatórios bucais específicos. Algumas vezes, pode ser necessária uma microcirurgia no local e administração de antibióticos.

Além do incômodo, que podia ter sido evitado fazendo o Check Up semestral, o paciente também terá um custo bem maior com esses tratamentos.

Além dessas doenças, o Check Up semestral também pode identificar:

• Manchas nos dentes e suas origens;
  • Erosões causadas por alimentos ácidos ou escovação traumática;
  • Trincas ou fraturas dentárias;
  • Desgastes nos dentes causados por bruxismo;
  • Dentes tortos ou entortando;
  • Mobilidade dentária;
  • Restaurações defeituosas ou que precisam ser trocadas;
  • Lesões na mucosa;
  • E até mesmo câncer de boca em estado inicial.

Como é feito o Check Up semestral?

Existem várias maneiras de se proceder o Check Up, que depende do protocolo de cada dentista. Mas normalmente se inicia a consulta com uma conversa sincera do profissional com seu paciente, para identificar a existência de doenças, como hipertensão e diabetes e a presença de alergias. Se houver alguma queixa por parte do paciente, como uma dor em algum dente, é importante mostrar ao profissional e descrever de maneira clara essa queixa.

O profissional deve observar os lábios, as bochechas, o “céu da boca” e a língua. Depois, ele começará a observar os dentes individualmente e a gengiva. Cada cárie ou restauração antiga deverá ser identificada e avaliada. Após esse exame clínico minucioso, poderão ser feitas algumas radiografias (exames de raio x), caso haja necessidade.

Com todos os dados na mão, o profissional, então, poderá propor um plano de tratamento, que será conversado e decidido tanto por ele quanto pelo paciente.

Dessa maneira, as doenças serão identificadas e tratadas com antecedência. Lembre-se: não existe saúde se nosso sorriso não está perfeito. A saúde começa pela boca!

Check Up
Para prevenir doenças que podem ocorrer devido à falta de cuidado e supervisão de um Profissional Dentista, não deixe de fazer o Check-Up completo semestral.
Agendar

Torne real o sorriso dos seus sonhos!

Agende agora mesmo a sua consulta com um profissional Odontoface.