Agenesia Dentária: O que fazer quando falta um dente?

Agenesia dentária é o nome do quadro conhecido pela falta de dentes na arcada.

Algumas vezes, um dente de leite cai e o permanente correspondente não nasce. Pode ser que ele esteja retido no osso, ou pode ser que ele simplesmente não exista. Essa última opção é chamada agenesia.

A Agenesia é uma doença?

Diferente do que muitas pessoas acreditam, ela não é considerada uma doença. Trata-se de uma anomalia que causa a falta de um ou mais dentes na arcada dentária. Ela pode acontecer com qualquer um dos dentes, mas tem prevalência maior em alguns, como os 3os molares e os incisivos laterais superiores.

No caso da agenesia dos 3os molares (dentes do ciso), é uma agenesia até útil, pois esses dentes são frequentemente indicados para extração.

agenesia dentária

O que causa a Agenesia Dentária?

A teoria mais aceita é de que seja por conta de alguma alteração na expressão dos genes, causando, assim, uma deficiência genética. Ou seja, é possível que um dos genitores tenha algum dente ausente ou possua dentes conóides, menores.

Mas, além disso, há também fatores ambientais que podem estar ligados à agenesia. Infecções como rubéola e sífilis, diferentes tipos de traumatismos, uso de substâncias químicas ou drogas, quimioterapia e radioterapia são alguns desses elementos.

O que fazer em casos de Agenesia Dentária?

Apesar de não ser doença, existem algumas possibilidades de tratamento para casos de agenesia.

É possível abrir o espaço para fazer um Implante ou uma Prótese do dente ausente ou até fechá-lo por meio do Aparelho Ortodôntico. A decisão de abrir ou fechar o espaço ortodonticamente para colocação de uma prótese ou implante deve ser feita pelo Cirurgião-Dentista juntamente com o paciente.

0 comments on “Agenesia Dentária: O que fazer quando falta um dente?

1. Your comment is awaiting moderation.

HERMES DAGOBERTO 06/08/2020 / Reply

Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

Saudações.
    Att.