Ligue para nós!

(81) 3223-1197

Estamos Aberto de:

Seg - Sex: 8:00 A.M - 7:00 PM

Marque Sua Consulta!

Seu Sorriso a um Clique de Distância!

Tipos de Aparelho: Aparelhos Ortodônticos Fixos

O que se conhece sobre os Aparelhos Ortodônticos Fixos é que existem os Aparelhos Ortodônticos Fixos Metálicos e os Aparelhos Ortodônticos Fixos Estéticos. Os metálicos são aqueles que a gente já conhece, com os braquetes (aqueles quadradinhos que são colados aos dentes) feitos de aço inoxidável, prateados. Os estéticos podem ser feitos de vários materiais, diferenciando-se entre si pela resistência e translucidez.

aparelhos dentarios

A seguir, falaremos de cada aparelho individualmente:

Aparelhos Ortodônticos Fixos Metálicos

Os aparelhos metálicos são aqueles cujos braquetes são feitos em material metálico, uma liga de aço que não oxida em contato com a saliva. Esse aparelho é o mais comum e pode ser usado para corrigir a maioria dos casos, exceto casos cirúrgicos. Nos casos cirúrgicos, o aparelho é usado também, mas só vai resolver o caso por completo em conjunto com a cirurgia ortognática.

As vantagens do aparelho metálico são que eles deslizam melhor em contato com os fios, facilitando a movimentação dos dentes, reduzindo o tempo de tratamento.

A desvantagem mais clara é a estética, visto que o metal fica muito evidente nos dentes.

Aparelhos Ortodônticos Fixos Estéticos

aparelho safira

Os braquetes de aparelhos estéticos podem ser feitos de vários materiais: resina (policarbonato), cerâmica (material policristalino) e safira (material monocristalino). Todos eles têm um grau de estética melhor que o metálico, porém possuem graus de estética variáveis entre si. Sendo o de policarbonato menos estético, o de cerâmica um pouco melhor e o de safira quase completamente translúcido.

A maior desvantagem desses aparelhos é que não deslizam com facilidade em contato com os fios do aparelho, dificultando algumas mecânicas e aumentando muito o tempo do tratamento.

O de resina também possui a desvantagem de ter um índice de quebra de aparelho muito elevado, a ponto de alguns ortodontistas não trabalharem com esse tipo de braquete.

Aparelho Ortodôntico Fixo Lingual

São os famosos aparelhos que são colocados “na parte de dentro” dos dentes. São bastante estéticos, por não serem visíveis no sorriso, apesar de serem mais incômodos e dificultar mais a fala, a higienização e a mastigação que os braquetes convencionais.

Como são colocados de uma maneira totalmente diferente, com braquetes e fios de formatos diferentes, não são todos os Ortodontistas que trabalham com esse método.

 

Aparelhos Acessórios

São aparelhos, geralmente fixos, que são usados para auxiliar os braquetes e os fios em suas funções. Eles podem ser colocados no céu da boca ou presos nos fios ou braquetes.

Os mini-implantes podem ser usados como aparelhos acessórios. São pequenos Implantes colocados no osso, por meio de uma microcirurgia, para auxiliar na movimentação dos dentes.

Esses aparelhos acessórios são selecionados de acordo com cada caso e necessidade.

Por que alguns Aparelhos são mais caros os outros?

A diferença de valor no aparelho fixo existe de acordo com o material de que ele é feito, assim como de acordo com as marcas dos braquetes. Até aí é fácil de entender. Mas o valor também pode variar de acordo com o Sistema usado.

Cada tratamento é feito com base em um Sistema, que é o método de trabalho pela qual a movimentação dos dentes será feita. Um Sistema envolve um determinado formato de braquete, material de fios, acessórios e tipos de ligadura elástica diferentes. Cada ortodontista trabalha com um ou mais Sistemas, que será escolhido de acordo com o caso.

Alguns Sistemas requerem acessórios de marca mais cara que outros, fios mais caros, braquetes mais caros e até mesmo braquetes que não utilizam ligadura elástica (as famosas borrachinhas coloridas). Esses braquetes são chamados de Autoligados.

Alguns Sistemas podem encurtar o tempo de tratamento ou torná-lo menos doloroso. É necessário conversar com o Ortodontista sobre suas necessidades pessoais antes de ser estabelecido um plano de tratamento. A escolha de um Sistema depende sempre da possibilidade de aplicá-lo em cada caso.

 

Por que alguns tratamentos demoram mais que outros?

É importante deixar claro que cada caso é diferente do outro. Tratamento Ortodôntico não é como uma receita de bolo, em que temos sempre os mesmos materiais fazendo o mesmo efeito. Alguns organismos são mais lentos que outros e a idade da pessoa também pode influenciar no tempo de tratamento, devido a densidade óssea, ligamentos e metabolismo.

A necessidade de Cirurgia Ortognática ou de extrações de dentes também podem aumentar o tempo do tratamento, assim como a presença de más oclusões que precisem ser corrigidas por prejudicarem a mastigação, a fala e até causarem dores.

Para estabelecer um tempo de tratamento, o Ortodontista leva em conta todas essas variáveis, assim como a escolha do Sistema que será usado no tratamento. Dessa maneira, ele tem uma estimativa e um prognóstico que podem ser apresentados antes de iniciar o tratamento.

 

E esse pessoal colocando aparelhos falsos?

Como você deve ter percebido, o Tratamento Ortodôntico é bem mais complexo do que a gente pensa inicialmente. Sem um cuidado por profissionais qualificados, esses aparelhos podem prejudicar o organismo ao invés de trazer benefícios.

A colocação dos aparelhos falsos costuma ser feita por pessoas que não são profissionais da área de saúde. Isso, além de constituir um crime de exercício ilegal da profissão, é extremamente danoso para seus dentes.

Forças excessivas aplicadas pelos aparelhos e pelos dispositivos coloridos tão em moda, podem causar uma inflamação dos tecidos que sustentam o dente, o Periodonto, causando dor. Podem causar uma movimentação errada, prejudicando a estética. E também podem causar a perda dos dentes.

 

Não Arrisque! Seu corpo não é um brinquedo.

Portanto é importante entender que, quando se fala de aparelho ortodôntico ou aparelho dental, é importante sempre procurar um dentista que seja especialista em Ortodontia (Ortodontista). Não arrisque sua saúde!

 

E então? Gostou da postagem? Tem alguma dúvida?

Deixe abaixo nos comentários.

 

Fique por dentro!

Não deixe de curtir nossa Página no Facebook.

Siga-nos no nosso perfil do Instagram.

Assista os nossos vídeos no canal Odontoface Responde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *