Ligue para nós!

(81) 3223-1197

Estamos Aberto de:

Seg - Sex: 8:00 A.M - 7:00 PM

Marque Sua Consulta!

Seu Sorriso a um Clique de Distância!

Clareamento Dentário: mitos e verdades

Clareamento Dentário é um tratamento que consiste em remover os pigmentos corantes dos dentes, deixando o sorriso mais branco. Ele pode ser feito tanto no consultório quanto em casa, com supervisão profissional.

Apesar de tanta fama e grande procura, o Clareamento Dentário ainda gera muitas dúvidas. Para ajudar a entender como ele funciona, vamos hoje esclarecer as perguntas mais frequentes que os pacientes fazem na hora de branquear os dentes.

 

Devo evitar alimentos com corante?

O consumo de alimentos com corante não está proibido para sempre. Entretanto, o profissional vai sempre recomendar que, no período do clareamento, eles sejam evitados. Isso porque os dentes estarão com seus poros abertos e, por isso, podem manchar durante sua ingestão. Depois do processo concluído, não há o menor problema em voltar a ingerir alimentos e bebidas de nenhum tipo.

 

O clareamento pode ser indicado para fumantes?

É importante saber que o cigarro é o provável causador do escurecimento dos dentes, nos fumantes. Nesse caso, é interessante parar de fumar pelo menos enquanto estão sendo realizadas as sessões. Após isso, você poderá voltar a fumar, porém os dentes vão voltar a ficar amarelados rapidamente.

 

O clareamento enfraquece os dentes?

Não. Os produtos usados, independente da técnica, não causam nenhum dano à estrutura do dente. O clareamento consiste em uma reação química; o gel clareador age no pigmento que ocasiona o escurecimento dental. Esse processo não é abrasivo e não afeta a estrutura dos dentes.

 

Clareamento deixa os dentes sensíveis?

A principal consequência do Clareamento dental são a sensibilidade nos dentes. Ela acontece devido a abertura dos poros do esmalte, causada pela ação dos clareadores. Dessa maneira, a dentina, região com nervos, fica exposta e mais sensível. Dessa maneira, alguns pacientes podem apresentar sensibilidade durante ou após o tratamento.

Atualmente, existem produtos e técnicas que amenizam muito este tipo de problema. Mas, se o paciente tem retração gengival pode haver sim sensibilidade durante o processo.

 

Produtos abrasivos, como pedra pomes e carvão, clareiam os dentes?

Não. Produtos abrasivos, em um primeiro momento, podem até aparentar um bom resultado, pois eles removem manchas superficiais. Porém, o uso constante de abrasivos vai começar a desgastar o esmalte do seu dente e, posteriormente, poderá causar sensibilidade e lesões de abrasão, que são parecidas com cáries.

 

Alguns cremes dentais clareiam o dente?

Os cremes dentais branqueadores possuem muito pouca quantidade de agentes ativos do clareamento dental. Mas, por serem abrasivos, removem manchas externas e dão a impressão de dentes mais brancos. O uso constante deles, pode ocasionar o mesmo problema dos agentes abrasivos.

Meus dentes vão ficar muito brancos ou artificiais?

Não. Os dentes muito brancos ou artificiais geralmente são resultado de outros tipos de procedimento. O clareamento respeita o tom natural dos dentes, apenas removendo os pigmentos corantes.

 

Qualquer pessoa pode fazer clareamento?

Existem alguns casos em que o tratamento não é indicado como: mulheres grávidas, crianças menores de 15 anos com o esmalte ainda não completamente formado, pacientes que apresentam doença periodontal, pessoas alérgicas aos componentes da fórmula e pacientes com retração gengival.

 

A água oxigenada é o segredo do Clareamento que os dentistas não querem contar?

A água oxigenada é um dos componentes dos clareadores dentários. Porém, ele não é o único. Então, utilizar esse produto em casa, sem cuidados profissionais e numa proporção alta é irresponsável e pode causar sérios problemas ao seu organismo, não apenas na boca.

A mesma coisa para os produtos adquiridos na internet e utilizados sem supervisão profissional.

Não brinque com sua saúde. Procure sempre um Cirurgião-dentista.

 

E então? Gostou da postagem? Tem alguma dúvida?

Deixe abaixo nos comentários.

 

Fique por dentro!

Não deixe de curtir nossa Página no Facebook.

Siga-nos no nosso perfil do Instagram.

Assista os nossos vídeos no canal Odontoface Responde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *