Ligue para nós!

(81) 3223-1197

Estamos Aberto de:

Seg - Sex: 8:00 A.M - 7:00 PM

Marque Sua Consulta!

Seu Sorriso a um Clique de Distância!

Como higienizar os dentes com Aparelho Ortodôntico?

Quem usa Aparelho Ortodôntico, sabe como é difícil higienizar os dentes com ele. Mesmo que o paciente tenha uma boa higiene bucal, aquela sensação de ainda conter resíduos no aparelho pode ser constante.

 

Para que essa limpeza seja eficiente, confira 5 dicas:

 

1. Escolha a escova correta

Você pode usar uma escova dental convencional para fazer a limpeza dos dentes, mas uma escova ortodôntica será muito mais eficiente, pois a sua estrutura irá facilitar o processo e envolver todos os braquetes e dentes. Além disso, é importante que a escova tenha cerdas macias e cabeça pequena.

 

2. Use uma escova interdental

A escova interdental é uma escovinha parecida com um limpador de mamadeira ou de canudos reutilizáveis, só que menor. O uso da escova interdental é importante para conseguir higienizar as áreas ao redor dos braquetes, em que a escova normal não alcança, por causa do fio ortodôntico.

 

3. Use o fio dental

Apesar de muito trabalhoso, o fio dental é imprescindível na higienização diária, porque é responsável por limpar os espaços entre os dentes, superfícies e áreas mais inacessíveis. Um passador de fio dental pode auxiliar nesse processo, pois ele facilita a passagem do fio dental por baixo do fio ortodôntico. Além disso, existem fios dentais próprios para aparelho, que dispensa a utilização do passador.

 

4. Troque de escova com frequência

Recomenda-se que a escova seja trocada de 3 em 3 meses ou quando as cerdas já estiverem danificadas. Quando se usa aparelho, as cerdas tendem a sofrer alterações mais rápido, então a troca deve ser feita com uma frequência maior.

 

5. Higienize com cuidado

A escovação deve sempre ser feita com forças leves, devagar e com muito cuidado, para não haver quebra dos dispositivos ortodônticos. Quando há alguma quebra, o Ortodontista deve ser consultado para eliminar as peças soltas que possam machucar até poderem ser recolocadas na próxima manutenção.

 

Precisa desses cuidados para todos os Tipos de Aparelho Ortodôntico?

Alguns aparelhos não possuem braquetes, logo precisam apenas dos cuidados básicos de higienização. Os mesmos cuidados que temos quando estamos sem aparelho. É o caso dos Alinhadores, como o Invisalign.

 

Você tem alguma dúvida sobre a higienização com aparelho? Consulte seu Ortodontista.

 

E então? Gostou da postagem? Tem alguma dúvida?

Deixe abaixo nos comentários.

 

Fique por dentro!

Não deixe de curtir nossa Página no Facebook.

Siga-nos no nosso perfil do Instagram.

Assista os nossos vídeos no canal Odontoface Responde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *