Ligue para nós!

(81) 3223-1197

Estamos Aberto de:

Seg - Sex: 8:00 A.M - 7:00 PM

Marque Sua Consulta!

Seu Sorriso a um Clique de Distância!

Enxerto ósseo: O que é e quando é necessário?

O que é Enxerto Ósseo?

Enxerto Ósseo é a colocação de osso em um local em que ele foi perdido.

O osso é o tecido do corpo humano que constitui todo o nosso esqueleto e que fornece sustentação a todas as funções do corpo. Apesar de sua estrutura rígida, os ossos são elementos vivos e dinâmicos e estão em constante remodelação. Dessa maneira, ele pode ser perdido, quando ocorre alguma lesão, ou regenerado.

A cirurgia de enxerto ósseo é uma forma de regenerar o tecido no local de perda. Na área da boca, as perdas podem acontecer pela extração de dentes há um longo tempo ou por doença periodontal. O enxerto ósseo, então, vai restabelecer a altura e a espessura desse osso perdido.

Quando é necessário se fazer Enxerto Ósseo?

A utilização mais comum do Enxerto Ósseo é quando se pretende fazer colocação de implantes dentários no local. Então, nessa área em que houve perda dentária, e consequente perda óssea, o Enxerto Ósseo consegue ampliar a altura e a espessura do osso, para que os parafusos sejam instalados com segurança.

O Enxerto Ósseo também pode ser indicado em uma cirurgia bucomaxilofacial, em casos em que houve fratura, lesão ou mesmo um tumor no osso. A cirurgia é feita para repor o osso, ou parte dele, assim como direcionar ou acelerar a cicatrização óssea.

Atualmente, também tem sido feito Enxerto Ósseo para tratamento de doença periodontal, para prevenir a reabsorção óssea característica da doença.

Quais os tipos de Enxerto Ósseo?

O osso usado para preencher o local de perda óssea pode ser osso do próprio paciente. Um pouco de osso, em forma de bloco ou triturado, é retirado de um local da boca (não se preocupe, é um pedaço bem pequeno) e esse osso é recolocado onde houve a perda. Como o osso utilizado é da própria pessoa, as chances de rejeição do enxerto são quase nulas.

Pode ser feito também um Enxerto Ósseo utilizando osso industrializado, um biomaterial recomendado para esse tipo de procedimento.

A escolha do método e do material utilizado – cada um com suas indicações e limitações, vantagens e desvantagens – deve ser feita com cuidado pelo cirurgião, avaliando cada caso de forma específica.

Como é a cirurgia de Enxerto Ósseo?

A cirurgia de Enxerto Ósseo pode ocorrer no consultório do dentista ou em um ambiente hospitalar, dependendo do caso de cada paciente. Todas elas envolvem anestesia, seja geral ou local. Isso significa que o paciente não sente nenhuma dor ao longo da operação. Apenas o pós-operatório é um pouco dolorido, mas pode e deve ser contornado com uso de analgésicos.

Para colocação de implantes, o Enxerto Ósseo deve ser feito cerca de 6 a 12 meses antes dos implantes, para que o osso seja integrado ao corpo. Após esse período, é realizada a cirurgia de colocação dos implantes.

Para saber se um Enxerto Ósseo é necessário para o seu caso, não deixe de consultar o seu cirurgião-dentista.

 

E então? Gostou da postagem? Tem alguma dúvida?

Deixe abaixo nos comentários.

 

Fique por dentro!

Não deixe de curtir nossa Página no Facebook.

Siga-nos no nosso perfil do Instagram.

Assista os nossos vídeos no canal Odontoface Responde.

0 comments on “Enxerto ósseo: O que é e quando é necessário?

  1. Your comment is awaiting moderation.

    Robson Rodrigues de França 30/03/2020 / Reply

    Boa noite Drs. a , tenho quatro dentes inferior e quatros dentes superior frontal muito moles, não consigo mastigar direito, e não tenho muito recurso salarial, tenho muita vergonha do meu sorriso gostaria de ajuda , vcs cobra por fazer uma avaliação
    Acho que meu caso vou precisar de enxerto ósseo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *