Gengiva sangrando – O que fazer?

Primeiramente, vamos deixar claro uma coisa: Gengiva saudável não sangra.

Se a sua está sangrando, há algo de errado com ela. Pode ser uma simples Gengivite, que é uma doença que podemos tratar mais facilmente, ou já pode estar num estágio mais avançado e ser uma Periodontite.

Mas vamos por partes.

O que é Gengivite?

A Gengivite é uma inflamação nos tecidos de revestimento e sustentação do dente. Quando esse tecido não é higienizado corretamente, a presença de alimentos faz com que as bactérias se multipliquem e formem uma colônia no local, causando a inflamação.

Essa inflamação causa sangramento, inchaço e dor na Gengiva.

Quais os estágios da Gengivite?

Quando a inflamação atinge somente o tecido de revestimento do dente, a Gengiva, chamamos de Gengivite. Nesse estágio, a gengiva sangra quando passa fio dental, às vezes sangra durante a escovação e também pode sangrar espontaneamente.

Quando a inflamação atinge tecidos mais profundos, o Periodonto, tecido de suporte do dente, a doença chega a um estágio que chamamos de Periodontite. Nesse estágio, os dentes apresentam mobilidade, resultado de uma destruição das fibras de suporte por parte das bactérias.

Quando essa destruição está bastante avançada, ela pode levar à perda dos dentes e reabsorção do osso alveolar. O que pode impossibilitar uma futura colocação de Implantes Dentários.

Como prevenir a Gengivite?

Assim como a prevenção das cáries, a prevenção da Gengivite/Periodontite é feita através de uma escovação caprichada e passando fio dental corretamente todos os dias.

Também é importante fazer visitas periódicas ao dentista para remover os Tártaros, que nada mais são que placa bacteriana calcificada. O Tártaro, além de causar inflamação, também dificulta a higienização das áreas em que se encontra.

Como tratar a Gengivite

O tratamento da Gengivite nos estágios mais iniciais é feito primeiramente no dentista, com a raspagem de Tártaro. Mas principalmente deve ser feito em casa, com escovação bem feita e usando fio dental.

Muitas vezes o dentista pode receitar um enxaguatório para ser usado durante um curto período de tempo. (Importante: Enxaguatório bucal não deve ser usado indefinidamente e sem indicação do dentista.)

Seguindo as orientações do dentista, a doença em estágio inicial é interrompida e o sangramento deve cessar em poucas semanas.

O tratamento da Periodontite deve ser feito com visitas regulares ao dentista para raspagem de tártaro subgengival. Muitas vezes é necessário se fazer uma antibioticoterapia (tomar antibióticos), assim como fazer uso de enxaguatórios mais fortes, para combater as bactérias que estão corroendo os tecidos de sustentação.

Pode ser necessária também uma cirurgia periodontal, para se fazer uma raspagem mais profunda. Em todos os casos é necessária a cooperação do paciente para escovar e passar fio dental.

A Periodontite é uma doença que pode ser controlada, mas não curada. Uma vez que a pessoa pare de tomar os cuidados necessários, a doença retorna e a destruição dos tecidos continua. A higienização correta é fundamental para o controle da doença.

Assista abaixo um vídeo onde nós falamos um pouco mais sobre esse assunto: