Posso fazer implante se for fumante?

Essa pergunta é uma das TOP 5 perguntas do meu consultório.

Mas antes de responder essa pergunta vou abordar alguns tópicos bem importantes e interessantes.

O que é um implante dentário?

Um implante dentário é um parafuso de titânio que substitui a raiz de um dente natural que foi perdido ou extraído. O implante é colocado, em uma cirurgia, no osso da maxila ou da mandíbula e, com o tempo, irá integrar-se podendo depois suportar forças mastigatórias.

Como se coloca um implante dentário?

O implante dentário é colocado através de uma pequena cirurgia. Para isso o cirurgião-dentista precisa ter uma especialização em implantes. O Implantodontista realiza a implantação do parafuso de titânio em uma etapa chamada ”etapa cirúrgica”, essa etapa é totalmente indolor por conta da anestesia local.

Qualquer um pode colocar implante dentário?

Sim, basta o paciente ter acima de 17 anos. Qualquer pessoa pode colocar um implante, mas existem alguns fatores que podem complicar a implantação, principalmente a etapa cirurgica. Os principais fatores que influenciam o sucesso do implante dentário são:

– Falta de osso

– Tabagismo

– Diabetes não controlada

– Hipertensão não controlada

Quais os maiores problemas bucais que o fumo traz?

dúvida implanteToda forma de uso de tabaco é comprovadamente prejudicial à saúde do homem e especialmente da boca. O fumo não só aumenta a incidência de nova doenças como também dificulta a melhora e recuperação.

Diminuição do fluxo salivar: O cigarro causa diminuição na secreção salivar, deixando uma sensação de boca seca, denominada xerostomia. Esse sintoma provoca dificuldade na mastigação, deglutição e fonação, além de tornar a mucosa bucal mais sensível, podendo surgir feridas na boca e fissuras na língua.

Mau Hálito: Os odores da fumaça inalada são expelidos durante a fala e a respiração. O uso de cigarro, charuto, cachimbo, maconha ou tabaco mascado (fumo de rolo), associado a uma má higiene da boca, da língua e à presença de doença periodontal, pode tornar o hálito extremamente desagradável.

Problemas Gengivais: Ocorre a diminuição da capacidade de defesa contra as bactérias, alteração no fluxo sanguíneo e alteração na cicatrização.

Câncer Bucal: O tabagismo está relacionado aos cânceres de lábio e da cavidade bucal (câncer de boca), faringe, laringe e esôfago. Dependendo do tipo e da quantidade de tabaco usado, os fumantes apresentam uma probabilidade 4 a 15 vezes maior de desenvolver câncer de boca do que os não-fumantes. Se a pessoa deixa de fumar esse risco decresce, mas somente após 10 anos sem fumar terá o mesmo risco de desenvolver a doença que uma pessoa que nunca fumou.

Assista abaixo um vídeo onde eu falo sobre implantes em fumantes.

1 comment on “Posso fazer implante se for fumante?

1. MARELI HEINEN 03/02/2018 / Reply

GOSTEI MUITO DO VÍDEO