Quanto tempo dura uma Prótese Dentária?

Você sabia que a prótese dentária removível tem uma vida útil? Quem usa prótese sabe que são muitos os cuidados com ela, desde a alimentação à higiene. O que muita gente não sabe é que ela possui um tempo de uso e, depois desse tempo, é necessário trocar por outra.

Quando ir ao dentista?

As consultas de Check-up com o cirurgião-dentista devem ser feitas sempre de 6 em 6 meses, para avaliar higiene bucal, cáries, tártaros, fazer profilaxia e aplicação de flúor. Nessas consultas, ele também avalia a prótese, as condições em que ela se encontra e se está adaptando bem.

Quando trocar a prótese dentária?

A prótese dentária tem uma durabilidade maior quando o paciente cuida bem dela. Cabe ao paciente fazer a higienização correta para que isso não resulte em um problema bucal, como a gengivite. Higienizar sempre, ter cuidado para não sofrer fraturas e seguir as instruções de uso são as medidas que vão aumentar a o tempo útil delas.

Dessa maneira, a prótese deve ser trocada sempre que não estiver se adaptando bem e quando possuir desgastes ou fraturas. E também quando estiver causando inflamações na superfície da mucosa.

Além disso, com o tempo, o osso abaixo da prótese vai reabsorvendo e se remodelando, causando a perda da adaptação. Por isso, as próteses, mesmo quando muito bem cuidadas, duram no máximo 5 anos.

Mas o principal motivo de realizar a troca da prótese dentária é o acúmulo de bactérias que acontece durante os anos. Mesmo quando muito bem higienizada, há o acúmulo de placa bacteriana e tártaro na prótese, fazendo com que a peça se torne um verdadeiro criadouro de bactérias.

Cuidados com a Prótese Dentária

Assim como os dentes, a prótese necessita de cuidados especiais. Deve-se evitar alimentos duros que possam causar fraturas na peça. Além disso, a higienização deve ser feita com cuidado. O ideal é separar uma escova própria para a prótese e fazer a higiene dela pelo menos 3 vezes ao dia.

Alternativas para a Prótese Dentária

As próteses podem ser muito incômodas, por serem removíveis e ficarem caindo, quando nos alimentamos. Sendo assim, existem também os Implantes Dentários, que são dispositivos que prendem a prótese ao osso, de maneira que ela não caia.

Os Implantes são como a raiz do dente perdido e podem ser utilizados em tratamentos tanto de perdas de um único dente quanto de todos os dentes.