Tenho pressão alta, posso ir ao dentista?

O que é pressão alta?

A pressão alta é o aumento anormal e por longo período da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. O indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo.

Quando a pressão fica descontrolada, o coração é o órgão mais afetado. Como a circulação está prejudicada, ele não recebe oxigenação suficiente, um quadro que pode ocasionar o infarto.

O acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame, é outra consequência frequente da pressão alta.

Causas da Pressão Alta

Em 90% dos casos, a pressão alta é herdada dos pais. Em uma minoria, pode ser causada por uma doença relacionada, como distúrbios da tireoide ou da suprarrenal.

Entretanto, há vários outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles:

– Consumo de bebidas alcoólicas
– Obesidade
– Idade
– Consumo excessivo de sal
– Gênero e etnia (maior em homens e em indivíduos de cor não branca)
Tabagismo
– Alteração dos níveis de colesterol e triglicerídeos
– Diabetes

Gravidez

A pressão alta também pode aparecer durante a gravidez. Isso pode trazer diversos riscos à gestante, pois a hipertensão altera o fluxo sanguíneo para o feto, causando inúmeros transtornos que podem culminar com complicações como a diminuição do suprimento de oxigênio para o bebê.

O que muda quando eu for ao dentista?

Quando você for ao dentista, você deverá informar que é hipertenso. Ele deverá aferir sua pressão, se for fazer algum procedimento, e provavelmente usará um anestésico específico.

Caso sua pressão esteja muito alta, é possível que alguns procedimentos não possam ser realizados, como cirurgias e Implantes. É preciso um controle prévio, feito com medicamentos para baixar a pressão.

Como prevenir a pressão alta?

Para prevenir a pressão alta ou as consequências que ela podem vir dela, é importante manter um estilo de vida saudável e sempre ter acompanhamento médico.

E, quando for ao dentista, não esqueça de informar a ele se você for hipertenso.