Ligue para nós!

(81) 3223-1197

Estamos Aberto de:

Seg - Sex: 8:00 A.M - 7:00 PM

Marque Sua Consulta!

Seu Sorriso a um Clique de Distância!

Tratamento Orto-Cirúrgico: O que é?

Então, você foi ao Ortodontista e ele disse que seu caso é Orto-Cirúrgico? E agora?

 

Um Tratamento Orto-Cirúrgico nada mais é que um caso em que os problemas que precisam ser corrigidos não são apenas dentários. No seu caso, os problemas envolvem as bases ósseas onde ficam os dentes (maxila e mandíbula) e o posicionamento delas. E, para corrigir os ossos, é preciso fazer uma Cirurgia Ortognática.

orto-cirúrgico

 

Por que isso acontece?

Durante a fase de crescimento, alguns ossos podem crescer mais ou menos, ou se desenvolver de maneira errada. Isso se deve à informação genética de cada um ou podem ser resultado de forças externas – como chupar dedo ou ter respiração oral.

No entanto, alguns casos de Tratamento Orto-Cirúrgico podem ser evitados. Assim como forças externas podem contribuir para que a má oclusão exista, forças externas também podem corrigir uma potencial má oclusão, seja ela genética ou não.

Durante a fase de crescimento, existe a possibilidade de guiar essa mordida com Aparelhos Ortopédicos. Com eles, pode-se interromper más oclusões que serão formadas, evitando, dessa maneira, o Tratamento Orto-Cirúrgico que seria realizado quando essa fase de crescimento passasse.

 

Até que idade pode-se evitar o Tratamento Orto-Cirúrgico?

A fase de crescimento acontece até 10-11 anos em meninas e 14-15 anos em meninos. A intervenção deve ser feita antes dessa idade, no período de pico de crescimento. No entanto, isso varia de acordo com o crescimento de cada um.

Já passei dessa idade. E agora?

Agora, seu caso é Orto-Cirúrgico. Mas não precisa se desesperar.

Vamos explicar como é o procedimento passo a passo:

 

Inicia-se o planejamento Ortodôntico pré-cirúrgico

Para proceder a Cirurgia, antes de tudo você precisa iniciar o Tratamento Ortodôntico. O Ortodontista vai informar que seu caso é Orto-Cirúrgico e fazer o planejamento de acordo com suas necessidades.

 

Você deve procurar um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial

Pode ser particular, pelo plano de saúde ou até pelo SUS. Caso você opte por este último, é interessante começar a procurar o quanto antes, por causa da fila de espera.

Você também pode pedir indicação ao seu Ortodontista. É provável que ele conheça um Cirurgião que tenha trabalhado com ele em outros casos.

 

Colocação do Aparelho Ortodôntico

orto-cirúrgico

Quando fizer o planejamento, o Ortodontista vai sugerir os aparelhos com os quais ele costuma trabalhar. O mais comum é Aparelho Ortodôntico Fixo Convencional.

Caso você opte por um Tratamento Estético, existem os Aparelhos Fixos de Cerâmica, Safira ou o Tratamento com o Alinhador Invisalign.

 

Tratamento Ortodôntico pré-cirúrgico

Durante o tratamento, o Ortodontista vai descompensar o seu caso para a Cirurgia. Ou seja, ele vai piorar o seu caso antes de melhorar, para que as os ossos se encaixem de maneira correta com a Cirurgia.

Por isso, um Tratamento Orto-Cirúrgico deve ser definido desde o início, pois depois de descompensar é muito difícil voltar atrás.

 

Procedimento Cirúrgico

Nesta etapa, o Tratamento Ortodôntico está no ponto para a cirurgia. Ela será feita em bloco cirúrgico e com anestesia geral.

Como o procedimento é feito por dentro da boca, não há nenhuma cicatriz externa. A alta acontece, geralmente, no dia seguinte ao procedimento.

São colocados os elásticos, prescritas medicações e orientações.

 

Etapa Pós-cirúrgica

O paciente deve ficar alguns dias de resguardo, com alimentação fria, líquida e pastosa. O inchaço pós-cirúrgico costuma regredir totalmente apenas após uns 6 meses de recuperação.

Após 2 meses de pós-cirúrgico, ele vai retornar ao Ortodontista para consulta. Nos meses seguintes, o Ortodontista vai fazer os ajustes necessários para finalização do caso. Costuma durar poucos meses essa etapa, mas pode aumentar dependendo do quadro.

Quanto custa um Tratamento Orto-Cirúrgico?

Na parte Ortodôntica, os valores variam de acordo com a marca e prescrição de cada aparelho, assim como o tempo de tratamento.

A parte Cirúrgica, deve ser combinada com o Cirurgião Buco-Maxilo-Facial. Envolve a cirurgia, os honorários profissionais e também a parte hospitalar.

Para saber mais sobre a etapa cirúrgica: link

 

E então? Gostou da postagem? Tem alguma dúvida?

Deixe abaixo nos comentários.

 

Fique por dentro!

Não deixe de curtir nossa Página no Facebook.

Siga-nos no nosso perfil do Instagram.

Assista os nossos vídeos no canal Odontoface Responde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *